Tags
Nenhum tag.

5 dicas para solicitar a aposentadoria antes da Reforma da Previdência

Está próximo de se aposentar? Então preparamos algumas dicas para você:

1. Solicite o CNIS no INSS ou através o portal MEU INSS. O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um documento emitido pelo INSS, que contém todas as informações laborais do segurado (vínculos e contribuições);

2. Verifique se todos os períodos trabalhados que constam na Carteira de trabalho (CTPS) estão no CNIS. É comum que vínculos existentes na Carteira de Trabalho e Previdência Social do segurado, não sejam computados no cálculo de tempo de contribuição, o que acaba por prejudicar os valores da aposentadoria;

3. Verifique o tempo de Serviço Militar. O tempo de serviço militar é contado na aposentadoria e deve ser computado como tempo de contribuição. É necessário o requerimento expresso para o inclusão deste período na aposentadoria junto ao INSS.

4. Organize a documentação do tempo de serviço rural Para realizar a inclusão destes períodos o segurado pode se utilizar de diversos documentos probatórios, quais sejam: notas fiscais rurais, documentos que constem a profissão exercida (título de eleitor antigo, certidão de reservista e etc.), contratos de arrendamento, documentos em nome dos pais ou irmãos que demonstrem o vínculo rural e, ainda, podem ser utilizadas testemunhas que conviviam com o segurado quando do exercício do labor.

5. Solicite os PPPs, os LTCATs e os PPRAs, para todas as empresas que trabalhou. Se o segurado não possui estes documentos, deve fazer o requerimento para à empresa, se possível, por escrito e mediante protocolo. O importante é provar que estes documentos foram requisitados às empresas. Isso porque, com estes documentos é possível comprovar o trabalho especial (insalubre, perigoso ou penoso) e, consequentemente, aumentar seu tempo de contribuição.

Com as dicas acima e documentos em mãos, o segurado deve refazer a contagem do tempo e verificar se é possível adiantar o pedido de aposentadoria para antes da reforma da previdência. Também, recomenda-se um planejamento previdenciário, com profissional habilitado e especialista em Direito Previdenciário, e nós da BB podemos te ajudar.


Postagens Recentes