Publicações

Prazo de Contrato para Arrendamento Rural
Prazo de Contrato para Arrendamento Rural

O arrendamento rural é o contrato agrário em que uma das partes cede à outra o uso e gozo do imóvel rural para à exploração de atividade agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativista ou mista, em troca de certa retribuição em valor fixo.
O contrato de arrendamento rural pode ter um período determinado ou indeterminado. Nos casos do contrato ocorrer por tempo determinado, a lei (Decreto 59.566/66) estabelece um prazo mínimo, a fim de que o arrendatário tenha tempo suficiente para gerar lucro após o investimento inicial.
Confira abaixo os prazos:
⏺️ Prazo de 3 anos: para casos em que ocorra atividade de exploração de lavoura temporária e ou de pecuária de pequeno e médio porte.
Para além disso, poderá ser de 3 anos em todos os casos de parceria, além de ser o prazo mínimo, entende-se que este é o prazo indeterminado no contrato.
⏺️ Prazo de 5 anos: para casos de arrendamento da propriedade em que ocorra atividade de exploração de lavoura permanente e ou de pecuária de grande porte.
⏺️ Prazo de 7 anos: para casos em que ocorra atividade de exploração florestal.
O produtor rural deve estar atento as informações contratuais antes de assinar qualquer documento de arrendamento.
Precisando de auxílio jurídico em questões do agronegócio? Conte com o time de advogados especialistas da Bergamaschi.

Mudança nas Regras da Aposentadoria 2024
Mudança nas Regras da Aposentadoria 2024

A partir de 1º de Janeiro de 2024 entrou em vigor a mudança em duas das regras do INSS para aposentadoria conforme determina a Reforma da Previdência Social sancionada pelo Governo Federal em 2019, que são elas: sistema de pontos e idade mínima progressiva.
Essas regras são atualizadas para quem começou a trabalhar antes da aprovação da reforma.
▪️Sistema de pontos▪️
Nesta regra, a soma da idade do contribuinte com o tempo de contribuição precisa gerar uma pontuação mínima para concessão do benefício, sendo que o mínimo de pontos para mulher sobe para 91 pontos e a do homem para 101. O tempo de contribuição deve ser no mínimo de 35 anos para o homem e 30 anos para a mulher.
▪️Idade mínima progressiva▪️
A idade mínima progressiva sobe seis meses a cada novo ano, sendo assim em 2024 a idade mínima da mulher sobe para 58 anos e 6 meses e a idade mínima do homem sobe para 63 anos e 6 meses.
O tempo mínimo de contribuição continua igual, 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.
Precisando de Assessoria Jurídica em assuntos relacionados ao Direito Previdenciário? Nós da Bergamaschi temos uma equipe preparada para lhe auxiliar!

Imposto de Renda 2024
Imposto de Renda 2024

A Declaração do Imposto de Renda é um processo anual em que os contribuintes brasileiros prestam contas à Receita Federal sobre seus patrimônios e rendimentos, assegurando maior transparência fiscal e permitindo que o órgão aplique as alíquotas de tributação de maneira justa e adequada.

Em 2024, o prazo para entrega da declaração já tem data definida, de 15 de Março até 31 de Maio, conforme estabelecido pela Receita Federal. Ao todo serão 77 dias para que os contribuintes preencham e enviem toda a documentação.
Conforme anunciado pelo Governo Federal no dia 6 de fevereiro de 2024, por meio da Medida Provisória 1.206/2023, os contribuintes que ganham até R$ 2.824,00, valor correspondente a dois salários mínimos, ficarão isentos de declarar o IR.
É importante frisar que algumas despesas podem reduzir a base de cálculo do imposto. Os gastos que se enquadram nessa categoria de despesas dedutíveis são: plano de saúde, pensão alimentícia, contribuição com previdência social ou privada, educação (exceto cursos livres e de idiomas) e gastos com dependentes.
A equipe da Bergamaschi é especializada em Direito Tributário e está sempre preparada para atender suas demandas.