Auxílio-acidente

SOFREU UM ACIDENTE QUE CAUSOU SEQUELAS OU LIMITAÇÃO FUNCIONAL?

Você tem direito ao benefício previdenciário de AUXÍLIO-ACIDENTE.

Veja como poderemos te ajudar!

Veja como poderemos te ajudar

Consultoria Jurídica Personalizada

Oferecemos consultoria especializada em direito previdenciário para a concessão do auxílio-acidente. A partir da análise individual do caso, realizamos a revisão de toda a documentação médica e previdenciária, corrigindo eventuais falhas e garantindo que todas as informações entejam em conformidade com a legislação que rege o benefício, garantido o seu deferimento.

Elaboração do pedido

Nossa equipe elabora o pedido administrativo o judicial, conforme a situação do caso, sendo possível pleitear o pagamento das parcelas vencidas desde o dia posterior a data da cessação do auxílio doença por acidente de trabalho e/ou da data do requerimento próprio de auxílio-acidente, limitado aos últimos 5 anos.

Suporte quando da perícia médica

Nosso escritório fornece suporte completo durante o agendamento e acompanhamento das perícias médicas, garantindo que todos os laudos e relatórios estejam corretamente preenchidos e refletindo fielmente a condição do segurado.

Orientação Contínua

Proporcionamos orientação contínua e suporte especializado aos nossos clientes durante todo o processo de concessão do benefício encaminhado, além do serviço completo de planejamento previdenciário.

A importância de contratar um escritório especializado

Em um mundo cada vez mais complexo e regulamentado, a decisão de contratar um escritório especializado oferece uma série de vantagens e pode ser crucial na solução de algum litígio ou até mesmo no aconselhamento jurídico. A especialização reflete um conhecimento mais aprofundado da legislação, jurisprudência e práticas específicas, permitindo uma compreensão mais aguçada das nuances legais e maior capacidade de antecipar e resolver problemas específicos, com soluções eficazes e personalizadas às necessidades de cada um.

Expertise

Eficiência

Resultados

Conheça mais sobre nós

Bergamaschi & Bergamaschi Advogados Associados, OAB RS 3.574, escritório de advocacia com 18 anos de trajetória e atuação em todo o Brasil, está estabelecido nas capitais Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC e Goiânia/GO, além das cidades de Encantado/RS e Ilópolis/RS. Com atividades voltadas aos direitos coletivos, direito previdenciário e direito tributário para o agronegócio, tem como objetivo principal a excelência no atendimento ao cliente e a entrega de soluções jurídicas eficazes, proporcionando uma abordagem personalizada e focada nas necessidades específicas de cada um.

Felipe Bergamaschi

Advogado Sócio Fundador
OAB/RS 68101 OAB/GO 62683 OAB/ES 37843

VANESSA-1-scaled-e1717795380954.jpg

Vanessa Bergamaschi

Advogada Sócia
​OAB/RS 73040

Augusto Kummer

Advogado Sócio
​OAB/RS 109916

Jaqueli Gasperini

Advogada Sócia
OAB/RS 109786 OAB/BA 74288

Perguntas feitas com frequência

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente é um benefício previdenciário concedido pelo INSS aos segurados que sofreram um acidente que resultou em sequela definitiva, reduzindo sua capacidade para o trabalho. Ele é devido como uma forma de indenização pela diminuição da capacidade laborativa e é pago mensalmente até que o beneficiário se aposente.

Quais são os requisitos para obter o auxílio-acidente?

Para ter direito ao auxílio-acidente, o segurado deve:

Ter sofrido um acidente de qualquer natureza (não precisa ser acidente de trabalho).

Apresentar sequela definitiva que reduza sua capacidade para o trabalho.

Estar vinculado ao INSS (ser empregado, trabalhador avulso ou segurado especial).

Passar por perícia médica do INSS ou judicial que comprove a redução da capacidade laborativa.

Como é calculado o valor do auxílio-acidente?

O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício, que é a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 até a data do acidente. Este benefício não substitui o salário do trabalhador, sendo pago como um complemento, cumulativamente ao salário ou a outros benefícios, exceto a aposentadoria.

O que fazer se o pedido de auxílio-acidente for negado?

Se o pedido de auxílio-acidente for negado, o segurado pode:

Apresentar um recurso administrativo junto ao INSS, detalhando as razões para a contestação e anexando novos documentos ou laudos que fortaleçam o pedido.

Caso o recurso administrativo também seja negado, é possível ingressar com uma ação judicial para pleitear o benefício. Nosso escritório de advocacia oferece suporte completo em todas as etapas, desde a elaboração de recursos até a representação em processos judiciais.

Copyright 2024. Todos os Direitos Reservados. Bergamaschi & Bergamaschi Advogados Associados. Desenvolvido por MRG Digital